Projetos 2012

Articulação das Comunidades Ameaçadas de remoções (Ceará)

    Objetivos e público alvo: O projeto tem como objetivo fortalecer o processo de articulação e resistência da população ameaçada de remoção em razão dos preparativos para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza. As ações de mobilização pretendem atingir cerca…

Leia mais...

Associação Comunitária do Faxinal Salso (Paraná)

      Objetivos e público alvo: O principal objetivo do projeto é garantir aos faxinalenses a autonomia na luta em defesa de seus direitos, frente ao grandes conflitos relacionados à expansão do agronegócio - plantio de pinus, eucalipto, soja, fumo, entre outros. A proposta prevê atividades de formação em direitos humanos, especialmente…

Leia mais...

Associação Cultural Quilombo do Sacopã (Rio de Janeiro)

    Objetivos e público alvo: O projeto tem como principal objetivo a permanência da comunidade do Quilombo do Sacopã em seu território tradicional e a titulação definitiva do mesmo. A associação pretende mobilizar os moradores e dar visibilidade à questão do direito à cidade, em meio ao "boom" especulativo que o…

Leia mais...

Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia - ARQIMAR (Rio de Janeiro)

    Objetivos e público alvo: Conter a expulsão dos quilombolas da Ilha da Marambaia, buscando judicialmente o reconhecimento do território, é o principal objetivo do projeto apoiado. A associação pretende compartilhar com os moradores os conhecimentos sobre os procedimentos judiciais e administrativos que envolvem a área, como forma de mobilizá-los…

Leia mais...

Associação das Comunidades Indígenas de Putyra Kapuamo - ACIPK (Amazonas)

  Objetivos e público alvo: O projeto propõe a difusão de conhecimentos sobre direitos humanos e as políticas públicas voltadas aos povos indígenas. O foco principal é o combate à violência contra as mulheres. A proposta é mostrar que a boa aplicação das leis externas pode fortalecer as "boas" tradições…

Leia mais...

Associação de Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio - Amora (Pará)

    Objetivos e público alvo: O projeto pretende problematizar a ausência de segurança para os defensores de direitos humanos. A ideia é apontar casos de violência que ocorrem na região da bacia dos Rios Xingu e Tapajós, no Pará, e propor uma reflexão sobre a influência da abordagem dos meios de comunicação…

Leia mais...

Associação de Mulheres Trabalhadora Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues - AMTR (Maranhão)

    Objetivos e público alvo: O projeto selecionado vai dar continuidade ao processo de formação de lideranças femininas, abordando questões como desigualdade de gênero, discriminação econômica, violência sexual e a devastação ambiental imposta por empreendimentos econômicos. Cerca de 120 participantes…

Leia mais...

Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã- AMQA (Rio Grande do Norte)

    Objetivos e público alvo: A associação vai lutar juridicamente pela defesa dos direitos dos quilombolas de Acauã, no Rio Grande do Norte. Estão no foco a defesa da titulação territorial e do pleno acesso à Saúde. Quanto à titulação, há procedimento em trâmite no Incra - Instituto Brasileiro…

Leia mais...

Associação dos Trabalhadores da Balata e da Borracha - Monte Alegre (Pará)

    Objetivos e público alvo: O projeto busca o reconhecimento e a efetivação dos direitos socioambientais de extrativistas nos balatais de Monte Alegre (PA), a partir de suas práticas tradicionais de trabalho e expressão cultural. A balata é uma espécie de goma elástica semelhante ao látex da seringueira, com o qual se produz…

Leia mais...

Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba

    Objetivos e público alvo: O objetivo do projeto é articular a manifestação cultural da Ciranda à escola e à organização comunitária, visando constituir elementos para combater o racismo ambiental e fortalecer a identidade negro-quilombola na comunidade remanescente de quilombo denominada Caiana dos Crioulos no município…

Leia mais...

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos - CDCA (Rondônia)

    Objetivos e público alvo: O CDCA visa ampliar o conhecimento teórico e metodológico dos(as) de lideranças, ativistas e profissionais de movimentos e organizações sociais que fazem parte do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum DCA. A proposta é incentivar a reflexão sobre…

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca (Rio de Janeiro)

    Objetivos e público alvo: O Cedeca-RJ vai avaliar os efeitos da atual política de recolhimento e internação compulsória de crianças e adolescentes em situação de rua e/ou usuários de crack, que completou um ano em março de 2012. O trabalho terá como foco apontar as contradições e as violações…

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Zumbi dos Palmares (Alagoas)

    Objetivos e público alvo: Apoiado no que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Cedeca-AL pretende estruturar um serviço de atendimento jurídico-social, que irá promover ações de defesa técnica nos casos emblemáticos de violência letal contra crianças e adolescentes, em Maceió.  …

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – Cedhor (Paraíba)

    Objetivos e público alvo: O foco do projeto é abordar o problema da violência policial e da atuação de grupos de extermínio na Capital, na região metropolitana de João Pessoa e no Sertão da Paraíba, problematizando a falta de conhecimento dos mecanismos de controle social das atividades policiais. O Cedhor pretende…

Leia mais...

Coletivo de Mulheres Calafate (Bahia)

  O grupo vai mobilizar mulheres moradoras da comunidade do Calafate, em Salvador (BA), na luta pela garantia dos direitos humanos. O foco é combater a discriminação por gênero, raça, etnia, orientação sexual e condição econômica. A proposta é divulgar informações sobre essas questões, oferecendo caminhos…

Leia mais...

Coletivo Flor de Urucum - Assessoria em Direitos Humanos, Comunicação e Justiça (Ceara)

O projeto prevê a elaboração de mapas sociais de territórios em conflito com as obras realizadas em função da Copa do Mundo de 2014, em três comunidades de Fortaleza, Capital do Ceará - Poço da Draga, Montese e Castelão, onde os moradores estão ameaçados de despejo e remoção. As comunidades serão…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa de Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

      Objetivos e público alvo: O projeto pretende consolidar o Comitê Popular da Copa de Porto Alegre, aumentando sua relevância como ator político resistente e propositivo no combate às violações de direitos humanos que vêm ocorrendo em função dos preparativos para os jogos mundiais na cidade. O Comitê vai atuar…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa de São Paulo (São Paulo)

      Objetivos e público alvo: Mobilizar moradores e moradoras das áreas afetadas por intervenções urbanas relacionadas à Copa 2014 para que exijam dos órgãos públicos a garantia dos direitos humanos é o principal objetivo do projeto apoiado. O foco é a defesa do direito à moradia e ao trabalho dignos, o acesso…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

      Objetivos e público alvo: O projeto tem como objetivo aumentar o alcance das denúncias sobre as violações de direitos humanos no Rio de Janeiro em função da realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Com a iniciativa, o comitê vai ampliar a mobilização da população também…

Leia mais...

Comitê Popular dos Atingidos pela Copa em Belo Horizonte (Copac-BH)

      Objetivos e público alvo: O projeto tem como objetivo a defesa e a promoção dos direitos à moradia e ao trabalho de comunidades ameaçadas de remoção e de trabalhadores informais adversamente afetados pelas obras e ações preparatórias para Copa 2014 em Belo Horizonte, Minas Gerais. A promoção de…

Leia mais...

Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Formad (Mato Grosso)

      Objetivos e público alvo: Difundir informações sobre os impactos socioambientais decorrentes da realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá é o foco do projeto apoiado. A proposta é criar um ambiente crítico que busque a garantia de direitos da população, especialmente, em um primeiro momento, de cerca…

Leia mais...

Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará

  A proposta é criar o Núcleo de Comunicação do Gempac, como um instrumento de enfrentamento às violações de direitos humanos sofridas pelas prostitutas da Região Metropolitana de Belém, em especial nas áreas do Centro e próximas às estradas. A demanda foi constatada com a realização do projeto Zona…

Leia mais...

Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (Pernambuco)

  O projeto selecionado prevê a realização de oficinas com travestis e pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) internas no presídio Prfº. Aníbal Bruno, na cidade do Recife (PE), com o objetivo de fortalecê-las para o enfrentamento à discriminação e à violência sofrida dentro do sistema penitenciário. A proposta…

Leia mais...

Grupo FormAÇÃO Conexões de Saberes / Coletivo Casa de Pretas (Minas Gerais)

O grupo busca o fortalecimento do protagonismo de estudantes negros(as) de origem popular em atividades de formação acadêmica e política. A partir de atividades de formação, o projeto prevê a elaboração de diagnósticos, mapeamentos, proposições e avaliação de políticas de ações afirmativas…

Leia mais...

Grupo Gay de Camaçari (Bahia)

  O grupo vai atuar junto ao poder público buscando uma mudança de atitude dos servidores, no sentido de promover o respeito às diferenças, combater a discriminação e a violência institucional contra o público LGBT. O GGC focará especialmente nas áreas de Segurança Pública e Educação, que apresentam…

Leia mais...

Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis - GPTRANS (Piauí)

Com o projeto "A gente transforma", o GPTRANS prevê a elaboração de material educativo - cartilhas, folhetos - e a realização de oficinas sobre direitos humanos e identidade de gênero, voltadas a agentes e apenadas das três penitenciárias masculinas de Teresina, no Piauí. O grupo também vai realizar visitas domiciliares a familiares…

Leia mais...

Instituto Ambiens de Pesquisa, Educação e Planejamento (Paraná)

      Objetivos e público alvo: O Comitê Popular da Copa de Curitiba vai mobilizar grupos sociais e comunidades impactados pela realização da Copa do Mundo de 2014 na cidade. Essa mobilização colocará a população como protagonista na defesa dos seus direitos e na luta pela garantia da participação democrática…

Leia mais...

Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino - IMAQ / Círculo Palmarino (São Paulo)

O grupo pretende organizar uma campanha contra a "Faxina Étnica", que vai estimular a conscientização e mobilização da sociedade frente aos impactos negativos do racismo contra afrodescendentes. O trabalho acontecerá nos cinco Estados onde o Círculo Palmarino possui representantes: Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, São…

Leia mais...

Instituto Jubileu Sul Brasil (São Paulo)

O projeto vai monitorar as violações de direitos humanos que ocorrem em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016; além ampliar o debate sobre essa questão, por meio do fortalecimento da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa. A proposta é intensificar as ações…

Leia mais...

Instituto Madeira Vivo - IMV (Rondônia)

O projeto Puxirun (ou mutirão, em tupi Kawahib) dará continuidade à produção do programa de rádio que denuncia a violação de direitos socioambientais em função da implantação do Complexo Hidrelétrico no Rio Madeira, em Rondônia. São vítimas dessas violações a população…

Leia mais...

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) – Coletivo Estadual do Ceará

      Objetivos e público alvo: Realizar formação política, técnica e social para debater com os moradores os impactos das intervenções realizadas em função da Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza, com foco no direito à cidade, na segregação socioespacial e na questão de gênero e geracional.…

Leia mais...

Odara - Instituto da Mulher Negra (Bahia)

      Objetivos e público alvo: O projeto pretende garantir que as trabalhadoras negras ambulantes possam comercializar seus produtos, nas áreas de influencia da Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante a Copa do Mundo de 2014, em Salvador. A estratégia é inseri-las nas discussões e decisões sobre os projetos do megaevento…

Leia mais...

Sociedade das Bicicletas (Distrito Federal)

      Objetivos e público alvo: Obter dados que fundamentem uma análise crítica dos projetos relacionados à mobilidade que serão implementados nas cidades sede da Copa 2014, tomando como exemplo o Distrito Federal, é o principal objetivo do projeto apoiado. A proposta é denunciar falhas de planejamento e o risco de que seja feito investimento…

Leia mais...

Tonico Benites Indígena Guarani-Kaiowá (Mato Grosso do Sul)

    Objetivos e público alvo: Pedagogo e antropólogo, Tonico Benites se propõe a realizar um levantamentos in loco para mapear, avaliar e denunciar a violência praticada contra as famílias indígenas do povo Guarani-Kaiowá, no sul Mato Grosso do Sul, que reivindicam parte dos territórios tradicionais de onde foram expulsos décadas…

Leia mais...

União e Inclusão em Redes e Rádio – UNIRR (São Paulo)

      Objetivos e público alvo: O objetivo do projeto é formar 25 comunicadores comunitários de diferentes ocupações da região de Taboão da Serra, em São Paulo, para que se apropriem da comunicação e das técnicas de Rádio como instrumentos de luta, mobilização e enfrentamento dos problemas…

Leia mais...