Projetos 2012

Articulação das comunidades ameaçadas de remoções (Ceará)

Objetivos e público alvo Fortalecer o processo de articulação e resistência da população ameaçada de remoção em razão dos preparativos para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza. As ações de mobilização pretendem atingir cerca de 10 mil moradores que estão nessa…

Leia mais...

Associação Comunitária do Faxinal Salso (Paraná)

Objetivos e público alvo Garantir aos faxinalenses a autonomia na luta em defesa de seus direitos, frente ao grandes conflitos relacionados à expansão do agronegócio - plantio de pinus, eucalipto, soja, fumo, entre outros. A proposta prevê atividades de formação em direitos humanos, especialmente socioambientais, étnicos e coletivos, para que…

Leia mais...

Associação Cultural Quilombo do Sacopã (Rio de Janeiro)

Objetivos e público alvo O projeto tem como principal objetivo a permanência da comunidade do Quilombo do Sacopã em seu território tradicional e a titulação definitiva do mesmo. A associação pretende mobilizar os moradores e dar visibilidade à questão do direito à cidade, em meio ao "boom" especulativo que o Rio de Janeiro…

Leia mais...

Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia - ARQIMAR (Rio de Janeiro)

Objetivos e público alvo Conter a expulsão dos quilombolas da Ilha da Marambaia, buscando judicialmente o reconhecimento do território, é o principal objetivo do projeto apoiado. A associação pretende compartilhar com os moradores os conhecimentos sobre os procedimentos judiciais e administrativos que envolvem a área, como forma de mobilizá-los…

Leia mais...

Associação das Comunidades Indígenas de Putyra Kapuamo - ACIPK (Amazonas)

Objetivos e público alvo O projeto propõe a difusão de conhecimentos sobre direitos humanos e as políticas públicas voltadas aos povos indígenas. O foco principal é o combate à violência contra as mulheres. A proposta é mostrar que a boa aplicação das leis externas pode fortalecer as "boas" tradições e…

Leia mais...

Associação de Moradores da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio - Amora (Pará)

Objetivos e público alvo O projeto pretende problematizar a ausência de segurança para os defensores de direitos humanos. A ideia é apontar casos de violência que ocorrem na região da bacia dos rios Xingu e Tapajós, no Pará, e propor uma reflexão sobre a influência da abordagem dos meios de comunicação na vulnerabilização…

Leia mais...

Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues - AMTR (Maranhão)

Objetivos e público alvo O projeto selecionado vai dar continuidade ao processo de formação de lideranças femininas, abordando questões como desigualdade de gênero, discriminação econômica, violência sexual e a devastação ambiental imposta por empreendimentos econômicos. Cerca de 120 participantes vão tornar-se…

Leia mais...

Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã- AMQA (Rio Grande do Norte)

Objetivos e público alvo A associação vai lutar juridicamente pela defesa dos direitos dos quilombolas de Acauã, no Rio Grande do Norte. Estão no foco a defesa da titulação territorial e do pleno acesso à Saúde. Quanto à titulação, há procedimento em trâmite no Incra - Instituto Brasileiro de Reforma Agrária…

Leia mais...

Associação dos Trabalhadores da Balata e da Borracha - Monte Alegre (Pará)

Objetivos e público alvo O projeto busca o reconhecimento e a efetivação dos direitos socioambientais de extrativistas nos balatais de Monte Alegre (PA) a partir de suas práticas tradicionais de trabalho e expressão cultural. A balata é uma espécie de goma elástica semelhante ao látex da seringueira, com o qual se produz um tipo de borracha.…

Leia mais...

Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba

Objetivos e público alvo Articular a manifestação cultural da ciranda à escola e à organização comunitária, visando constituir elementos para combater o racismo ambiental e fortalecer a identidade negro-quilombola na comunidade remanescente de quilombo denominada Caiana dos Crioulos no município de Alagoa Grande, na Paraíba. Atividades…

Leia mais...

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos - CDCA (Rondônia)

Objetivos e público alvo Ampliar o conhecimento teórico e metodológico das lideranças, ativistas e profissionais de movimentos e organizações sociais que fazem parte do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum DCA. A proposta é incentivar a reflexão sobre as suas práticas e os objetivos…

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca (Rio de Janeiro)

Objetivos e público alvo Avaliar os efeitos da atual política de recolhimento e internação compulsória de crianças e adolescentes em situação de rua e/ou usuários de crack, que completou um ano em março de 2012. O trabalho terá como foco apontar as contradições e as violações de direitos humanos…

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Zumbi dos Palmares (Alagoas)

Objetivos e público alvo Estruturar um serviço de atendimento jurídico-social para promover ações de defesa técnica nos casos emblemáticos de violência letal contra crianças e adolescentes, em Maceió. Atividades principais - Escolha de casos a serem acompanhados, com base nas informações divulgadas nos jornais locais,…

Leia mais...

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero – Cedhor (Paraíba)

Objetivos e público alvo Abordar o problema da violência policial e da atuação de grupos de extermínio na capital, na região metropolitana de João Pessoa e no sertão da Paraíba, problematizando a falta de conhecimento dos mecanismos de controle social das atividades policiais. O Cedhor pretende propagar, junto aos grupos vulneráveis…

Leia mais...

Coletivo de Mulheres Calafate (Bahia)

Objetivos e público alvo Mobilizar mulheres moradoras da comunidade do Calafate, em Salvador (BA), para a luta pela garantia dos direitos humanos. O foco é o combate à discriminação por gênero, raça, etnia, orientação sexual e condição econômica. Atividades principais - Encontro com líderes e articuladoras responsáveis…

Leia mais...

Coletivo Flor de Urucum - Assessoria em Direitos Humanos, Comunicação e Justiça (Ceara)

Objetivos e público alvo Elaboração de mapas sociais de territórios em conflito com as obras realizadas em função da Copa do Mundo de 2014. O público alvo está em três comunidades de Fortaleza (CE): Poço da Draga, Montese e Castelão, onde os moradores sofreram ameaças de despejo e remoção. Atividades principais…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa de Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Objetivos e público alvo O projeto pretende consolidar o Comitê Popular da Copa de Porto Alegre, aumentando sua relevância como ator político resistente e propositivo no combate às violações de direitos humanos que ocorrem em função dos preparativos para os jogos mundiais na cidade. O comitê vai atuar em dois eixos: divulgando informações…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa de São Paulo (São Paulo)

Objetivos e público alvo Mobilizar moradores e moradoras das áreas afetadas por intervenções urbanas relacionadas à Copa 2014 para que exijam dos órgãos públicos a garantia dos direitos humanos. O foco é a defesa do direito à moradia e ao trabalho dignos, o acesso à saúde, à educação e à…

Leia mais...

Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro

Objetivos e público alvo Aumentar o alcance das denúncias sobre as violações de direitos humanos no Rio de Janeiro em função da realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Com a iniciativa, o comitê vai ampliar a mobilização da população também em defesa do direito à cidade. A proposta…

Leia mais...

Comitê Popular dos Atingidos pela Copa em Belo Horizonte (Copac-BH)

Objetivos e público alvo Defesa e promoção dos direitos à moradia e ao trabalho de comunidades ameaçadas de remoção e de trabalhadores informais adversamente afetados pelas obras e ações preparatórias para Copa 2014 em Belo Horizonte, Minas Gerais. É também objetivo do projeto a produção de conhecimento…

Leia mais...

Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Formad (Mato Grosso)

Objetivos e público alvo Difundir informações sobre os impactos socioambientais decorrentes da realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá é o foco do projeto apoiado. A proposta é criar um ambiente crítico que busque a garantia de direitos da população, especialmente, em um primeiro momento, de cerca de 800 famílias…

Leia mais...

Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará

Objetivos e público alvo Criar o Núcleo de Comunicação do Gempac como instrumento de enfrentamento às violações de direitos humanos sofridas pelas prostitutas da região metropolitana de Belém, em especial nas áreas do Centro e próximas a estradas. Atividades principais - Produção de blog, jornal impresso e produtos…

Leia mais...

Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (Pernambuco)

Objetivos e público alvo Realizar oficinas com travestis e pessoas vivendo com HIV/Aids internas no presídio Professor Aníbal Bruno, na cidade do Recife (PE), com o objetivo de fortalecê-las para o enfrentamento à discriminação e à violência sofrida dentro do sistema penitenciário. Atividades principais - Ações de prevenção…

Leia mais...

Grupo FormAÇÃO Conexões de Saberes / Coletivo Casa de Pretas (Minas Gerais)

Objetivos e público alvo Fortalecer o protagonismo de estudantes negros e negras de origem popular em atividades de formação acadêmica e política. Atividades principais - Elaboração de diagnósticos, mapeamentos, proposições e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência…

Leia mais...

Grupo Gay de Camaçari (Bahia)

Objetivos e público alvo Atuar junto ao poder público buscando uma mudança de atitude dos servidores, no sentido de promover o respeito às diferenças, combater a discriminação e a violência institucional contra o público LGBT. Os focos principais são as áreas de segurança pública e educação, que…

Leia mais...

Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis - GPTRANS (Piauí)

Objetivos e público alvo Elaboração de material educativo - cartilhas, folhetos - e a realização de oficinas sobre direitos humanos e identidade de gênero, voltadas a agentes e apenadas das três penitenciárias masculinas de Teresina, no Piauí. Atividades principais - Realizar visitas domiciliares a familiares das travestis e transexuais…

Leia mais...

Instituto Ambiens de Pesquisa, Educação e Planejamento (Paraná)

 Objetivos e público alvo Mobilizar grupos sociais e comunidades impactados pela realização da Copa do Mundo de 2014 na cidade. Essa mobilização colocará a população como protagonista na defesa dos seus direitos e na luta pela garantia da participação democrática nas decisões referentes ao megaevento. Além…

Leia mais...

Instituto de Estudos Afro-Brasileiro Manuel Querino - IMAQ / Círculo Palmarino (São Paulo)

Objetivos e público alvo Organizar uma campanha contra a "faxina étnica", que vai estimular a conscientização e mobilização da sociedade frente aos impactos negativos do racismo contra afrodescendentes. O trabalho acontecerá nos cinco Estados onde o Círculo Palmarino possui representantes: Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro,…

Leia mais...

Instituto Jubileu Sul Brasil (São Paulo)

Objetivos e público alvo Monitorar as violações de direitos humanos que ocorrem em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Atividades principais - Ampliar o debate por meio do fortalecimento da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa. - Intensificar as ações dos comitês…

Leia mais...

Instituto Madeira Vivo - IMV (Rondônia)

Objetivos e público alvo Dar continuidade à produção do programa de rádio que denuncia a violação de direitos socioambientais em função da implantação do Complexo Hidrelétrico no Rio Madeira, em Rondônia. São vítimas dessas violações a população ribeirinha, indígenas,…

Leia mais...

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) – Coletivo Estadual do Ceará

Objetivos e público alvo Realizar formação política, técnica e social para debater com os moradores os impactos das intervenções realizadas em função da Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza, com foco no direito à cidade, na segregação socioespacial e na questão de gênero e geracional. Com isso, cerca de…

Leia mais...

Odara - Instituto da Mulher Negra (Bahia)

Objetivos e público alvo O projeto pretende garantir que as trabalhadoras negras ambulantes possam comercializar seus produtos, nas áreas de influencia da Federação Internacional de Futebol (Fifa), durante a Copa do Mundo de 2014, em Salvador. A estratégia é inseri-las nas discussões e decisões sobre os projetos do megaevento e seus impactos…

Leia mais...

Sociedade das Bicicletas (Distrito Federal)

Objetivos e público alvo Obter dados que fundamentem uma análise crítica dos projetos relacionados à mobilidade que serão implementados nas cidades sede da Copa 2014, tomando como exemplo o Distrito Federal, é o principal objetivo do projeto apoiado. A proposta é denunciar falhas de planejamento e o risco de que seja feito investimento desnecessário…

Leia mais...

Tonico Benites Indígena Guarani-Kaiowá (Mato Grosso do Sul)

Objetivos e público alvo Pedagogo e antropólogo, Tonico Benites se propõe a realizar um levantamentos in loco para mapear, avaliar e denunciar a violência praticada contra as famílias indígenas do povo Guarani-Kaiowá, no sul Mato Grosso do Sul, que reivindicam parte dos territórios tradicionais de onde foram expulsos décadas atrás.…

Leia mais...

União e Inclusão em Redes e Rádio – UNIRR (São Paulo)

Objetivos e público alvo O objetivo do projeto é formar 25 comunicadores comunitários de diferentes ocupações da região de Taboão da Serra, em São Paulo, para que se apropriem da comunicação e das técnicas de Rádio como instrumentos de luta, mobilização e enfrentamento dos problemas sociais. A proposta…

Leia mais...