Projetos 2008

Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses

Os faxinais são comunidades rurais que se estabeleceram no centro-sul do Paraná. Elas se constituíram como um mecanismo de autodefesa do campesinato local a fim de assegurar a sua reprodução social em situações de crise econômica. Tais comunidades fazem o uso comunal e sustentável das áreas de criadouros de animais, recursos florestais e hídricos e o uso privado das áreas de lavoura, onde…

Leia mais...

Associação Brasileira do Bem Estar Social, Inclusão Social, Cultura e Meio Ambiente-ESTIMATIVA

A Estimativa é uma organização do Rio de Janeiro que tem como objetivo promover, divulgar e realizar eventos socioculturais em comunidades de baixa renda. Uma das suas atividades é realizar cursos de capacitação de produção de eventos para os moradores dessas comunidades.A organização utiliza meios culturais para combater a discriminação racial, ainda muito praticada no Brasil por meio…

Leia mais...

Associação de Mães e Amigos de Crianças e adolescentes em risco - AMAR

A Associação de Mães e Amigos de Crianças e Adolescentes em Risco – AMAR, fundada em 1998 em São Paulo, trabalha para garantir e ampliar a participação da comunidade e de familiares de adolescentes no processo de cumprimento de medidas sócio-educativas, visando o controle social e o combate à violência institucional dentro da Fundação CASA (antiga FEBEM). Tem como objetivo garantir o…

Leia mais...

Associação de Mulheres Amigas de Itinga (AMMIGA)

A AMMIGA é uma organização que se dedica ao combate à violência doméstica e ao desemprego na Bahia. Ela também atua na articulação e na mobilização das mulheres de acordo com as suas necessidades na área da saúde, educação e lazer. A região metropolitana de Salvador é uma das áreas da Bahia mais atingidas pelo desemprego, que atinge 28,5% da população economicamente ativa. A situação…

Leia mais...

Associação dos produtores pró-desenvolvimento de Linharinho

O território quilombola do Sapê do Norte, São Mateus e Conceição da Barra, no Espírito Santo, abriga 36 comunidades quilombolas que resistiram ao processo de expulsão de seus territórios desencadeado pela monocultura de eucalipto, que provocou a perda de terras agricultáveis. Por isso, as comunidades sobrevivem hoje do “facho”, ou seja, o trabalho de destocar as áreas, onde o eucalipto…

Leia mais...

Associação indígena Tembé de Santa Maria do Pará (AITESAMPA)

Nos últimos anos, muitos processos de demarcação de terras indígenas foram concluídos, porém ainda existem muitos povos que ainda não obtiveram da Justiça o direito à posse de suas propriedades. A região, onde vivem os índios Tembé de Santa Maria do Pará, das aldeias Jeju e Areal é um exemplo disso. Diante disso., a Aitesampa tem como missão articular os povos indígenas para o resgate…

Leia mais...

Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de saúde Mental - AMEA

A Amea visa combater a discriminação e os preconceitos para coibir a violência social e institucional, buscando assegurar o direito à vida, à liberdade, à saúde e ao convívio comunitário dos usuários dos serviços de saúde mental. Fundada em 2007, a organização ainda não possui uma sede. Os associados reúnem-se semanalmente no Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região, em Salvador…

Leia mais...

CEDHUR

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Refugiados é uma organização de Minas Gerais que se dedica à luta dos direitos humanos e ao acesso ao exercício da cidadania de refugiados e imigrantes. A organização trabalha junto ao poder público, setor privado e sociedade civil. Advocacy, orientação, encaminhamento jurídico e realização de atividades culturais são alguns dos serviços prestados…

Leia mais...

Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola

A partir da década de 90, houve um aumento da repressão do poder executivo municipal ao trabalho informal, punido com prisões, caracterizadas pela criminalização desse tipo de trabalho e pela violência física usada pelos guardas municipais. É diante desse contexto que a organização Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola se dedica à assessoria jurídica ao movimento de camelôs,…

Leia mais...

Centro de Mulheres de Pombos

Ao longo dos séculos, a Zona da Mata concentrou uma população de maioria negrapor ser um dos grandes pólos canavieiros do Brasil. Os negros eram destinados às usinas e aos cortes de cana-de-açúcar para servirem de mão-de-obra escrava. Ainda hoje, a economia local gira em torno do açúcar. Como decorrência de um processo histórico, são as mulheres negras que ocupam os trabalhos nos engenhos.…

Leia mais...

Comissão Pastoral da Terra - PA

A região do sul do Pará é marcada pela existência de grandes latifúndios e intensos conflitos territoriais, decorrentes da injusta distribuição de terra. Calcula-se que haja cerca de 2,5 mil famílias acampadas na região. Apenas em 2006, surgiram 16 novos acampamentos e trabalhadores rurais. Paralelamente, a repressão estatal e a atuação de milícias privadas foram intensificadas. A Comissão…

Leia mais...

Cooperativa Interdisciplinar de Capacitação e Assessoria LTDA - Casa Lilás

A Casa Lilás tem como missão contribuir para a construção humana na valorização da vida com dignidade, na busca de valores éticos que considerem a diversidade. O foco prioritário é fortalecer a luta e organização das mulheres, a partir das experiências do feminismo, com o objetivo de transformar a sociedade, promover a igualdade de direitos e de oportunidades, posicionando-se contra qualquer…

Leia mais...

Fórum Cearense de Direitos Humanos

O FCDH é um coletivo democrático composto por organizações da sociedade civil organizada e não dependentes de instâncias dos poderes públicos executivos, com participação aberta aos cidadãos e pessoas físicas que desejem atuar ativamente na construção dos direitos humanos. Desde 1991 o FCDH, atua em ações relativas a casos exemplares de violações no Ceará e na luta pela construção/consolidação…

Leia mais...

Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo - FEJUNES

O Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo surgiu do Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune), realizado em julho de 2007. Ele atua na luta contra o racismo no estado do Espírito Santo. O objetivo da entidade é organizar a juventude negra do Espírito Santo para o combate do racismo e para o processo de emancipação do povo negro por meio de uma luta que o Fórum considera “autônoma,…

Leia mais...

Instituto Antígona

O Instituto Antígona é uma organização não governamental fundada em Florianópolis, Santa Catarina, em 2006. Com a missão de contribuir para o desenvolvimento humano e a justiça social, um dos projetos desenvolvidos pela ONG é o Observatório, responsável pelo Informativo Antígona. Com apoio do Prosare - Programa de apoio a projetos em sexualidade e saúde reprodutiva, da Universidade de…

Leia mais...

Instituto Cultural Steve Biko

Com o lema "Queremos a Juventude negra Viva", o instituto que recebe o nome do grande líder sul-africano Bantu Stephen Biko, principal idealizador do Movimento de Consciência Negra, foi fundado em Salvador (BA), em 31 de julho de 1992. A iniciativa de professores e estudantes afro-brasileiros foi pioneira ao criar o primeiro curso pré-vestibular voltado para negros no Brasil. Ao longo desses 17…

Leia mais...

Instituto de Defensores dos Direitos Humanos - DDH

O DDH tem como missão o desenvolvimento de programas de promoção e defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais e culturais, sobretudo através da assessoria jurídica gratuita em casos paradigmáticos de violação desses direitos. O foco principal são as vítimas de operações policiais em comunidades de periferia. Além disso, a organização oferece cursos, seminários e oficinas para…

Leia mais...

Instituto Humanitas

O instituto desenvolve projetos e ações voltados aos povos indígenas. As áreas de atuação são formação, estudos e assessoria, tendo em vista o desenvolvimento social e econômico, a promoção da cultura, da ética, da cidadania e dos direitos humanos. O foco é promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na Região Amazônica.A organização tem atuado especialmente…

Leia mais...

Instituto Preservar

Instituto PreservarO instituto tem a proposta de incentivar a agroecologia, estimular o desenvolvimento comunitário e cultural no campo. Sua missão é desenvolver ações que promovam novas relações de gênero e que combatam todos os tipos de discriminações. A formação de trabalhadores e trabalhadoras do campo nas áreas de técnicas produtivas, direitos humanos, educação, cultura, etc,…

Leia mais...

Instituto Trabalho Vivo

O Instituto Trabalho Vivo foi criado em 2006 em São Luís, Maranhão, como uma extensão e ampliação das atividades do Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (FOREM). Tem como objetivo denunciar e exigir dos órgãos públicos o cumprimento dos direitos fundamentais nas relações de trabalho, combater o trabalho escravo, o trabalho infantil e as discriminações contra afro-descendentes,…

Leia mais...

Liga dos Direitos Humanos

A Liga dos Direitos Humanos é um projeto criado por estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para desenvolverem ações interdisciplinares e transdisciplinares que resultem da união de vontades e de ideais relativos à promoção e difusão dos direitos humanos.O grupo se propõe a apoiar projetos desenvolvidos pelas organizações que atuam na área de direitos humanos,…

Leia mais...

MARIA MULHER – Organização de Mulheres Negras

A missão da Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras é defender os direitos humanos de populações marginalizadas e excluídas e combater discriminações de gênero, ético-racial e social.A organização atua em cinco linhas de ação: promoção da igualdade racial; defesa dos direitos das mulheres;construção da cidadania de meninas e adolescentes; intervenção política; documentação,…

Leia mais...

Observatório Negro

O observatório tem como missão combater o racismo e o sexismo, atuando em defesa dos direitos humanos da população negra. A organização se propõe a contribuir com o fortalecimento da identidade de negras e negros como sujeitos políticos, tendo em vista a construção de uma sociedade radicalmente democrática. São quatro as principais áreas de atuação do observatório: advocacia política…

Leia mais...

Rede de Comunidades Movimentos contra a Violencia

Durante a década de 90, foram registrados muitos casos de chacinas, como a da candelária e a de Vigária Geral, em comunidades do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, verificou-se a deterioração da segurança pública e a intensificação de situações de discriminação e preconceito em relação às classes populares, habitantes das favelas cariocas. Esse cenário passou a legitimar a violência…

Leia mais...

Sociedade da Defesa dos Direitos Sexuais Da Amazônia - SODIREITOS

Estima-se que cerca de 80% das vítimas de tráfico de pessoas em todo o mundo sejam mulheres. Apesar de não haver dados precisos sobre a situação do Brasil nesse cenário, as brasileiras fazem parte dessa estatística. Uma vez traficadas, elas se encontram numa situação de clandestinidade e vulnerabilidade. Não raro são ameaçadas e os vínculos com familiares são cortados, o que dificulta…

Leia mais...

União de Mulheres de São Paulo

Nos últimos anos, a vinda de imigrantes bolivianas para a cidade de São Paulo cresceu muito. Geralmente, elas se empregam na indústria têxtil, onde são instaladas clandestinamente, acompanhadas de filhos pequenos e outros familiares. As bolivianas são pobres e vulneráveis à exploração no trabalho e à violência doméstica. A maioria chega à cidade sem ter conhecimento da língua portuguesa,…

Leia mais...