Projetos 2007

Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura - ACAT

A ACAT-Brasil (Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura) é uma Organização Não Governamental criada em 1998 com o objetivo de lutar pelo fim das práticas de tortura por agentes do Estado no Brasil. Sediada em São Paulo, trabalha diretamente com a Fi-ACAT (Fédération Internationale de l'Action des Chrétiens pour l'Abolition de la Torture), tendo status consultivo na ONU, no Conselho…

Leia mais...

Associação Comunitária Terra Sertaneja - ACOTERRA

A Associação Comunitária Terra Sertaneja – Acoterra é uma organização de trabalhadores rurais sediada em Monte Santo, Bahia, que atua há mais de dez anos junto às comunidades de pequenos agricultores da caatinga. Tem como foco principal a luta pelo acesso à educação, à saúde, à terra e à água. Atua, em especial, na regularização fundiária dos territórios utilizados coletivamente…

Leia mais...

Associação de Mães e Amigos de Crianças e Adolescentes em Risco – AMAR (SP)

Leia mais...

Associação Pernambucana de Mães Solteiras - APEMAS

A Associação Pernambucana das Mães Solteiras – APEMAS foi criada em 1992 em Recife, Pernambuco, e tem como objetivo principal contribuir para a redução da exclusão social da criança e do adolescente em situação de desamparo paterno. Atuando em parceria com universidades e órgãos públicos competentes, recebe, aconselha e encaminha casos de problemas de reconhecimento de paternidade, de…

Leia mais...

Casa Palmares

A Casa Palmares - Centro de Cooperação Comunitária e Popular é uma articulação de núcleos de moradia, rádios comunitárias e outros setores ligados à luta pela Reforma Urbana na região metropolitana de Belo Horizonte. Tendo atuando por anos como movimento juridicamente informal, passou a existir enquanto instituição em 2005.Com o objetivo central de promover a cooperação entre as comunidades…

Leia mais...

CEDECA - TO

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA é uma entidade não governamental de defesa dos direitos de crianças e adolescentes - especialmente quando violados pela ação ou omissão do Poder Público -, da família e da sociedade, e visa o exercício integral e universal dos direitos humanos consagrados na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, na Constituição…

Leia mais...

Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Brás

O Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz (CDH), ONG sediada em Joinville, Santa Catarina, desenvolve desde 1979 um trabalho de assistência e apoio a vítimas de violações de direitos humanos. Atua na luta contra todas as formas de violência, fomentando ações de inclusão, proteção e promoção da população mais vulnerável, como famílias empobrecidas, crianças e adolescentes…

Leia mais...

Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão

O Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão - CMTR-MA é uma organização de quebradeiras de coco de babaçu que atua no Maranhão desde a década de 1980. Desenvolve um trabalho de articulação e formação de mulheres trabalhadoras rurais nas comunidades mais afastadas e carentes do estado, com foco no acesso às políticas públicas de educação, saúde, crédito e proteção…

Leia mais...

Comissão Pastoral da Terra - CE

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), pastoral ecumênica ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atua no Ceará desde 1976. Com sede em Fortaleza, desenvolve atividades junto aos camponeses, sem terra, assentados e acampados em geral em sete das nove dioceses do estado. De maneira geral, o trabalho da CPT está focado no trinômio acesso à água, à terra e aos direitos sociais,…

Leia mais...

Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia

O Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia – COPIAM nasceu em 1988 em Manaus, Amazonas, como resposta à necessidade de articular o trabalho e as lutas dos professores indígenas da Amazônia Legal no que tange a Educação Especifica e Diferenciada Indígena. Abarcando cerca de mil professores indígenas de mais de 100 etnias nos nove estados amazônicos - Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia,…

Leia mais...

Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira

Ligada ao Movimento dos Ameaçados por Barragens (MOAB) do Vale do Ribeira, São Paulo, a Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira – EAACONE atua há cerca de 15 anos na identificação e organização das comunidades remanescentes de quilombo da região.Tendo como foco principal a luta pelo direito à terra, a EAACONE vem auxiliando política e juridicamente…

Leia mais...

Grupo de Mulheres Cidadania Feminina

O Grupo de Mulheres Cidadania Feminina é uma organização não-governamental feminista criada em 2002 na comunidade do Córrego do Euclides em Recife, Pernambuco, que trabalha com mulheres e jovens em situação de violência doméstica e sexista e de exploração sexual.Atuando em seis dos bairros mais carentes e violentos do Recife, o foco principal da entidade é a formação e a organização…

Leia mais...

Grupo Matizes

O Grupo Matizes é uma organização não governamental criada em 2002 em Teresina, Piauí, que atua na defesa dos direitos humanos visando à implementação de políticas públicas de suporte e proteção das minorias, com foco na diversidade sexual. Trabalha em rede com outras entidades, como a OAB, a Delegacia de Direitos Humanos e Práticas Discriminatórias do Piauí, Defensoria Pública e outros.…

Leia mais...

Imagens Humanas/Público Interesse

Públicointeresse e IMAGENS HUMANAS é um coletivo multi-profissional, ainda em estruturação, que reuniu gente com experiência relevante em informação e comunicação estratégica em casos de grande repercussão social e no trato de casos de violação ou disputa de direitos humanos submetidos ao judiciário brasileiro. O coletivo trabalha para cidadãos, comunidades, associações, vítimas…

Leia mais...

Instituto Cultural Steve Biko

O Instituto Cultural Steve Biko, organização não governamental criada em 1992 em Salvador, Bahia, tem como objetivo central promover a ascensão social da população negra através da educação e do resgate de seus valores ancestrais. Seu foco principal tem sido a inserção social qualificada da juventude negra, sobretudo na área educacional, tendo auxiliado no ingresso de mais de 800 estudantes…

Leia mais...

Instituto de Advocacia Racial e Ambiental - IARA

O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental - IARA, criado em 2003 no Rio de Janeiro como entidade jurídica de direito privado, desenvolve um trabalho de promoção da defesa dos direitos da população afro-brasileira. Tendo como foco principal a atuação jurídica, o IARA organiza e articula com entidades do Movimento Negro e sociais ações jurídicas referentes a questões raciais em educação,…

Leia mais...

Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA (AP)

Criado em 2000 em Macapá, o Instituto de Mulheres Negras do Amapá –IMENA é uma organização não governamental de assistência social sem fins lucrativos e sem vinculações religiosas. Tem como missão o combate ao preconceito, à discriminação racial, ao sexismo e a luta pela universalização efetiva dos direitos humanos. Integrante de redes como a Articulação Nacional de ONGs de Mulheres…

Leia mais...

Instituto Humanitas

O Instituto Humanitas foi criado em dezembro de 2002 em Ananindeua, Pará, com o objetivo de desenvolver ações e projetos nas áreas de formação, estudos e assessoria voltados para o desenvolvimento social e econômico, a promoção da cultura, da ética, da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida na região Amazônica.Com atuação preponderante…

Leia mais...

Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual - INBRAPI

O Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) é uma organização não-governamental criada em 2003, cuja missão é promover a articulação dos povos indígenas brasileiros para a proteção do patrimônio cultural e dos conhecimentos tradicionais, associados ou não à biodiversidade. Tem uma sede em Brasília e um escritório regional no Rio Grande do Sul.Uma das principais…

Leia mais...

Instituto Trabalho Vivo

O projeto visa fortalecer rede de agentes sociais comprometidos com a prevenção e o combate ao trabalho escravo em 7 micro-regiões no Estado do Maranhão, oferecendo aos representantes de entidades de movimentos sociais uma oficina de capacitação para a formalização de denúncias e demais encaminhamentos aos órgãos competentes.

Leia mais...

Nzinga-Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte

O Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte é uma organização não governamental que, em 2000, com a aquisição de uma sede própria, institucionalizou o trabalho realizado desde 1986 pelo Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte. Tem como objetivo atuar no combate a todas as formas de discriminação e opressão de gênero e racial/étnico, visando superar na esfera pessoal…

Leia mais...

OMI - DUDU

O Núcleo Omi-Dúdù, criado em 1988 em Salvador, Bahia, tem como foco principal o trabalho de resgate e de preservação da Cultura Afro-brasileira e a defesa dos direitos humanos da comunidade negra. Desenvolve ações de formação em direitos humanos através de cursos, palestras, oficinas, encontros e seminários conhecidos como Ações pela Vida. Atua ainda no apoio a vítimas de violência,…

Leia mais...

Rede de Comunidade e Movimentos Contra a Violência

A Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência foi criada no Rio de Janeiro em 2004 como fruto da organização das comunidades e dos movimentos sociais contra a violência de Estado, a arbitrariedade policial e a impunidade. Reúne moradores de favelas e comunidades pobres em geral, sobreviventes e familiares de vítimas da violência policial ou militar, e militantes populares e de direitos…

Leia mais...