Projetos

Omi-Dúdù – Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira

Comunicação Política e Políticas da Comunicação – Curso para 40 lideranças sociais do Movimento Negro da Bahia

29-06-2009

O Omi-Dúdù desenvolve ações para valorização da comunidade negra. Para tanto, articula parcerias com vários segmentos do Movimento Negro Nacional e atua com a juventude por meio da formação cultural e profissional. O núcleo desenvolve ações de formação social e pessoal e em direitos humanos; realiza cursos em diversas áreas, palestras, oficinas, encontros e seminários (conhecidos como ações pela vida); produz eventos, como lançamento de livros e vídeos de valorização da cultura negra e formação em gênero e raça.

Além disso, é feito o encaminhamento de denúncias de violações aos direitos humanos para fóruns nacionais e internacionais, e é realizada a campanha permanente contra a brutalidade policial e os grupos de extermínio. Outra iniciativa se constitui em formar lideranças populares para um maior desempenho na militância política, econômica e social.

Projeto

O projeto Comunicação Política e Políticas da Comunicação: Curso de Capacitação para 40 Lideranças Sociais e do Movimento Negro da Bahia segue a linha de formação. Às vésperas da campanha eleitoral em 2010, a proposta é inserir a diversidade e pluralismo democrático nos meios de comunicação social. O curso visa capacitar os agentes para a elaboração de produtos comunicacionais alternativos – instruindo-os especialmente para atividades práticas de elaboração de comunicação impressa e radiofônica. A idéia do projeto surgiu a partir da evidente falta de investimentos na formação de lideranças que possam dialogar com os poderes públicos numa comunicação política que reflita tais conhecimentos. Ao todo estão envolvidas na iniciativa 30 entidades e 10 lideranças independentes.

Com o projeto, o Omi-Dúdù pretende driblar as dificuldades de contato e os obstáculos à possibilidade de interferir nos conteúdos políticos das mensagens difundidas pelos veículos de comunicação. As lideranças sociais, desde jovens envolvidos com movimentos culturais e outros que atuam em associações de bairros, de mulheres, sindicais, estudantis, e de combate aos preconceitos raciais, de gênero e de classe, vão apreender os mecanismos de domínio da Comunicação.

Responsáveis pelo projeto: Prof. Dr. Fernando Conceição, coordenador do curso, e Bartolomeu Dias da Cruz, diretor da Omi-Dúdù - www.nucleoomidudu.org.br