Projetos

Davida – Prostituição, Direitos Civis, Saúde

Saindo do escuro: Desvendando violações de direitos humanos na prostituição feminina

29-06-2009

A Davida foi fundada no Rio de Janeiro em 1992 para promover a cidadania das prostitutas, criando oportunidades para assegurar o protagonismo e a visibilidade social, por meio da organização da categoria, da defesa e promoção de direitos, da mobilização e do controle social.

Entre as atividades da organização está o desenvolvimento de projetos de prevenção de DST e Aids, em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa beneficia mais de 20 mil prostitutas em todo o Brasil e 8 mil prostitutas/ano no Estado do Rio. Em 2005 foi concretizada a Daspu, grife e marca registrada de vestuário. O negócio social da Davida busca a sustentabilidade econômica da organização para garantir a sustentabilidade social da sua missão. A ONG também participa do jornal e website Beijo da rua. Desde 1988, a publicação trata do dia-a-dia da prostituição e do movimento organizado de prostitutas; e realiza o evento cultural Mulheres Seresteiras, que reúne profissionais e amadores do sexo e da música no processo de revitalização comunitária nas áreas de prostituição do Rio.

Projeto

Saindo do Escuro: Desvendando violações de direitos humanos na prostituição feminina é o projeto proposto pela Davida para conhecer a realidade das profissionais do sexo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que vai mapear casos de violação dos direitos humanos de prostitutas nas cidades de Salvador, Corumbá, Manaus e Porto Alegre, tanto quanto experiências coletivas ou particulares de mobilização e afirmação da identidade, da autonomia e da dignidade. A pesquisa busca compreender as formas contemporâneas da violência e do estigma exercido contra as prostitutas, assim como as maneiras pelas quais essas mulheres e suas redes lidam cotidianamente com os direitos humanos. O projeto deve subsidiar ações de advocacy político local, nacional e internacional.

Responsável: Otilia Gabriela Silva Leite - davida@davida.org.br