Projetos

CEDHUR

REFUGIADOS E CIDADANIA

30-07-2008

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Refugiados é uma organização de Minas Gerais que se dedica à luta dos direitos humanos e ao acesso ao exercício da cidadania de refugiados e imigrantes. A organização trabalha junto ao poder público, setor privado e sociedade civil. Advocacy, orientação, encaminhamento jurídico e realização de atividades culturais são alguns dos serviços prestados pelo CEDHUR.

A organização surgiu diante da necessidade de refugiados e imigrantes, que se encontram no Brasil, garantirem os direitos previstos pela legislação nacional e internacional. Não raro, eles são vítimas de preconceito e estigmas. Não apenas a sociedade como um todo desconhece a história e as razões que motivaram essas pessoas a virem ao Brasil, mas também as autoridades públicas são pouco preparadas para atender as demandas desse grupo.

Projeto

O projeto Refugiados e cidadania realiza ações por meio da capacitação e formação de lideranças entre os refugiados e imigrantes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para que possam combater o preconceito e a discriminação, bem como organizar demandas a serem apresentadas ao poder público.

Estão previstas oficinas de formação, encaminhamento de propostas de políticas para o poder público federal e para a sociedade civil, atendimento e acompanhamento de casos jurídicos à justiça e acolhimento de denúncias e violações de direitos. O projeto ainda busca a articulação com outras entidades de direitos humanos e a elaboração de relatório com os resultados do projeto.