Quem Somos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos iniciou suas atividades em 2006, como fundação privada, sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos.

Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil recebeu apoio inicial da Fundação Ford através da constituição em seu benefício de um fundo patrimonial (endowment). 

O Fundo Brasil visa alcançar dois objetivos principais: dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos, em todo o país; e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado.

Para atingir esses objetivos, organiza seu trabalho em duas linhas de atividades:

 

1. Apoio financeiro e capacitação de organizações de direitos humanos (Clique aqui, para saber mais);

2. Criação de um novo modelo de apoio a projetos para promover a filantropia local (Veja aqui). 

 

 

 

 

O desafio é superar a distância que separa as organizações de base, que atuam localmente e com difícil acesso a recursos, das fontes de financiamento nacionais e internacionais dispostas a apoiar iniciativas de defesa de direitos humanos. Foi para enfrentar estes desafios que foi criado o Fundo Brasil. A fundação acredita que somente a participação de diferentes atores da sociedade pode promover a efetivação dos direitos humanos para todos e todas. Empoderar a sociedade civil organizada significa transformar a realidade de violações de direitos humanos e fortalecer a democracia.