Notícias

Empoderada, Márcia vira líder na luta por moradia em Ribeirão Preto

2 dias atrás por Cristina Camargo

Márcia, líder comunitária, na porta de sua casa em Ribeirão Preto Foto: Pierre Duarte   É com uma de suas especialidades, macarrão acompanhado de linguiça, que Márcia Aparecida Santos Silva, 42 anos, recebe os integrantes do Najurp (Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto) em sua casa, na comunidade João…

Leia mais...

Fundo Brasil visita Núcleo de Assessoria Jurídica Popular

25-04-2016 por Cristina Camargo

O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai visitar no dia 28/04 o Najurp (Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto), apoiado por meio do edital Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. A visita faz parte das atividades de monitoramento da fundação,…

Leia mais...

A resistência dos Tapeba é símbolo da luta indígena no país

19-04-2016 por Cristina Camargo

A luta de três décadas do povo Tapeba pela demarcação da terra indígena no município de Caucaia, no Ceará, é simbólica para a causa dos índios no país. São 30 anos de dificuldades, conflitos fundiários e resistência , o que inclui mortes, perseguições, discriminação e preconceito.…

Leia mais...

Moradores “causam” e conseguem barrar reintegração em Ribeirão Preto

13-04-2016 por Cristina Camargo

A professora Fabiana Severi, do Najurp, em debate promovido pelo Fundo Brasil com apoio da Fundação Ford   Os moradores da comunidade João Pessoa, em Ribeirão Preto, vivem sob a ameaça de remoção por causa da expansão e internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. Nesse contexto, muitos deles aprenderam a lidar com as questões…

Leia mais...

Litigância estratégica é tema de conferência do Fundo Brasil

31-03-2016 por Cristina Camargo

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford, realiza no dia 7 de abril, no auditório da FGV Direito SP, das 9h30 às 12h30, a conferência “Litigância Estratégica em Direitos Humanos”, com a presença de convidados que debaterão aspectos teóricos, jurídicos e políticos do tema. A conferência…

Leia mais...

Levantamento da Pastoral Carcerária mostra falhas na apuração de torturas

30-03-2016

Em agosto de 2015, a Pastoral Carcerária Nacional recebeu denúncia de tortura contra presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG). Segundo o relato, os presos eram agredidos com sessões de espancamento, sufocamento com sacola plástica, pancadas nos testículos e outras técnicas de tortura. A denúncia foi enviada ao Ministério…

Leia mais...

Quilombolas ocupam sede da fazenda Marobá em Almenara (MG)

24-03-2016 por Cristina Camargo

A comunidade quilombola Marobá dos Teixeira, de Almenara, Minas Gerais, fez na manhã do dia 22 de março uma ação de retomada de parte de seu território tradicional. Os quilombolas ocuparam a sede da fazenda Marobá, considerada parte do território da comunidade, mas hoje em mãos de proprietários particulares. Vinte e cinco representantes…

Leia mais...

Articulação Antinuclear divulga vídeos sobre impactos da mineração

21-03-2016 por Cristina Camargo

A Articulação Antinuclear do Ceará lançou uma série de entrevistas sobre o impacto da mineração de urânio no Brasil, com destaque para o caso de Santa Quitéria, município do sertão central cearense. As entrevistas foram realizadas pelo coletivo Urucum – Direitos Humanos, Comunicação e Justiça com…

Leia mais...

Fórum de Juventudes lança aplicativo para jovens denunciarem violações

14-03-2016 por Cristina Camargo

Aos 14 anos, o adolescente Caio Daniel Faria foi a última vítima do fogo cruzado entre policiais e traficantes em favelas do Rio de Janeiro. Última? Caio foi morto durante um tiroteio em Manguinhos na quarta-feira, 10 de março, quando jogava bola com amigos. Levou um tiro na perna e outro no abdômen. Enquanto esse texto foi produzido, não é difícil…

Leia mais...