Notícias

Fundo Brasil visita comunidades tradicionais no norte de Minas

06-06-2016 por Cristina Camargo - Comunicação - Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos visita no dia 6 de junho comunidades rurais tradicionais de Minas Gerais formadas por famílias que lutam pelo direito à terra. Elas são apoiadas pela fundação por meio do projeto “Consulta comunitária e direitos territoriais de comunidades tradicionais geraizeiras”, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte…

Leia mais...

84% das pessoas presas não leram documentos assinados em delegacia

18-05-2016 por Juliana Santos - Comunicação do IDDD

Em levantamento realizado pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), mais de 84% das pessoas presas em flagrante na capital paulista e encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória I de Guarulhos afirmam não ter podido ler os documentos que assinaram na delegacia, de modo que não tiveram acesso a seu conteúdo. Essa é uma das importantes informações…

Leia mais...

Fundo Brasil visita a Clínica UERJ Direitos, no Rio

17-05-2016 por Cristina Camargo

O Fundo Brasil de Direitos Humanos visita na quarta-feira, dia 18/05, às 15h, a Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A fundação apoia projeto de desenvolvimento da clínica como centro de referência nacional em litigância estratégica em matéria de direitos fundamentais.…

Leia mais...

Fundo Brasil apoia projetos que enfrentam o trabalho escravo

16-05-2016 por Cristina Camargo

O Fundo Brasil apoia, no momento, oito projetos que combatem o tráfico de pessoas para o trabalho escravo ou exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. O apoio é dado em um contexto em que o tráfico humano é uma das grandes preocupações atuais e merece atenção dos defensores de direitos humanos.  As iniciativas…

Leia mais...

Memorial lembra os dez anos dos Crimes de Maio

12-05-2016 por Cristina Camargo

Um ato político e cultural marca hoje, em São Paulo, os dez anos dos Crimes de Maio, episódio em que mais de 500 civis foram assassinados no estado de São Paulo após as mortes de policiais provocadas pelo PCC. Familiares, amigos e ativistas vão participar, às 14h, no Centro Cultural Jabaquara, da inauguração da pedra fundamental do Memorial…

Leia mais...

Grupos trabalham juntos na luta por justiça

11-05-2016 por Cristina Camargo

Em um período de dez anos (2005-2014), 8.466 pessoas morreram vítimas de homicídios decorrentes de intervenção policial no Rio de Janeiro. O número faz parte do relatório “Você matou meu filho”, da Anistia Internacional, e leva o estado a ser comparado a uma zona de guerra. “O perfil das vítimas é o jovem negro,…

Leia mais...

Maio de 2006...o mês que não terminou

10-05-2016 por Cristina Camargo

Belém (PA), novembro de 2014. Onze pessoas são assassinadas em cinco bairros após a morte de um cabo da Polícia Militar.  Manaus (AM), julho de 2015. Em apenas três dias, 37 pessoas são executadas e outras dezenas ficam feridas. Horas antes, um sargento da polícia morrera ao reagir a um assalto. Osasco e Barueri, na Grande São Paulo, agosto…

Leia mais...

“Minha filha e minha neta viraram números”, diz mãe de maio

09-05-2016 por Cristina Camargo

A cabeleireira Vera Lúcia dos Santos tem o hábito semanal de “trocar ideias” com a filha Ana Paula, como fazem muitas mães que gostam de conversar com os filhos. A diferença é que Vera precisa ir ao cemitério para fazer isso. Ana Paula é uma das vítimas dos Crimes de Maio, como ficou conhecido o episódio em que mais de 500…

Leia mais...