Notícias

Seminário em Fortaleza discute racismo e injustiças nas prisões

Grupos apoiados pelo Fundo Brasil organizam o evento, que começa dia 25

20 abril 2017

- por Cristina Camargo -

Três organizações apoiadas pelo Fundo Brasil no Ceará realizam de 25 a 27 de abril o seminário/intercâmbio “Das Juventudes à Mulherada – Prisões e (In) Justiças”, que busca dialogar e sensibilizar o sistema judiciário e a sociedade sobre a ineficácia do encarceramento em massa da população brasileira.

O seminário/intercâmbio é organizado pelo Inegra – Instituto Negra do Ceará; pelo Cedeca – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará; pelo Grupo de Mulheres e Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa; e pelo Nuafro – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família. Os três primeiros grupos são apoiados pela fundação.

“A cultura do aprisionamento, levada a cabo pelo estado penal brasileiro como solução das desigualdades sociais e violências, não tem modificado o cenário de criminalidade e insegurança pública”, analisam as organizações que realizam o seminário.

A coordenadora de projetos do Fundo Brasil, Taciana Gouveia, fará parte da mesa de abertura do evento, realizado no Cuca Mondubim, em Fortaleza.

O encarceramento feminino e as violações de direitos das mulheres negras; relatos de vivência de mulheres sobre o cárcere e o compromisso pelo desencarceramento; o estado penal e a cultura do encarceramento; e o sistema socioeducativo do Ceará são os temas das mesas de debates.

Além disso, durante o seminário haverá o lançamento do relatório #MulheresSemPrisão, do ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania), apresentações culturais e uma atividade de troca de experiências entre mães.

Veja aqui a programação do seminário/intercâmbio.

Intercâmbio

O intercâmbio entre organizações é incentivado e apoiado pelo Fundo Brasil como uma forma de possibilitar a troca de aprendizado e o fortalecimento de estratégias de atuação conjuntas.

Em Fortaleza, além dos grupos que organizam o seminário estarão presentes representantes do Gajop – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares; da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos; do ITTC; da Justiça Global; e do Movimento Mães de Maio.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.

A fundação atua como uma ponte, um elo de ligação entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.

Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.

Saiba mais

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Para doar, clique aqui.

 

 

 

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais