Conselho

Conselho Curador

Gersem Luciano Baniwa | Presidente

Gersem Luciano Baniwa | Presidente

Liderança indígena, é natural da aldeia Yaquirana, na Terra Indígena Alto Rio Negro (AM). Filósofo, é mestre e doutor em antropologia social. É professor adjunto da Faculdade de Educação e diretor de Políticas Afirmativas da UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

Bruno Torturra Nogueira

Bruno Torturra Nogueira

Jornalista, trabalhou na revista “Trip” durante 11 anos e, em 2011, fez a primeira transmissão ao vivo por streaming de uma manifestação de rua no Brasil. Criou a Mídia Ninja, rede de jornalismo colaborativo da qual se afastou para se dedicar ao Estúdio Fluxo, espaço para produção de informação.

Darci Frigo

Darci Frigo

Advogado, é presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos e coordenador executivo da Terra de Direitos e da Plataforma Dhesca. Atuou durante quase duas décadas na Comissão Pastoral da Terra e, em 2001, recebeu o prêmio internacional Robert F. Kennedy por sua luta pelos direitos humanos no Brasil.

Denise Dora

Denise Dora

Advogada, foi ouvidora geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e coordenadora do Programa de Direitos Humanos da Fundação Ford no Brasil. Tem longa experiência no terceiro setor, organizações não governamentais nacionais e internacionais e fundações do setor não lucrativo.

Jorge Eduardo Durão

Jorge Eduardo Durão

Advogado, é pós-graduado em antropologia social. É assessor da diretoria executiva da Fase – Solidariedade e Educação. Foi presidente da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais). É o diretor presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Juana Kweitel

Juana Kweitel

Advogada, é mestre em direito internacional dos direitos humanos pela Essex University, no Reino Unido, e em ciência política pela USP. É diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos. É editora associada da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos.

Jurema Werneck

Jurema Werneck

Graduada em medicina, é mestre em engenharia de produção e doutora em comunicação e cultura. É diretora da Anistia Internacional no Brasil. Foi fundadora da ONG Criola e integra a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras. Tem artigos e livros publicados sobre a população e cultura negra, feminismo e racismo.

Kenarik Boujikian

Kenarik Boujikian

É juíza desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Uma das fundadoras da AJD (Associação Juízes para a Democracia). Faz parte do Grupo de Estudos e Trabalho “Mulheres Encarceradas”, que também ajudou a criar. É feminista e ativista dos direitos humanos.

Letícia Sabatella

Letícia Sabatella

É atriz, cantora e ativista dos direitos humanos e de causas culturais e ambientais. Faz parte do Movimento Humanos Direitos. Dirigiu um documentário sobre os povos indígenas Krahô e participou de encontros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Mafoane Odara

Mafoane Odara

Psicóloga, é coordenadora de projetos do Instituto Avon. Mestre em psicologia social pela USP, se dedica a aumentar a eficácia de processos de transformação social a partir do desenvolvimento de lideranças políticas e do apoio e articulação dos setores público, social e empresarial.

Marcos José Pereira da Silva

Marcos José Pereira da Silva

Sociólogo e filósofo, é membro da coordenação executiva da Ação Educativa. É mestre em educação pela PUC-SP e ativista dos direitos humanos. É consultor em avaliação, planejamento, sistematização e elaboração de projetos sociais.

Susy Yoshimura

Susy Yoshimura

Formada em administração, tem em sua trajetória 12 anos de trabalho nas áreas de sustentabilidade e investimento social privado. É diretora da Fundação Via Varejo, responsável pelos investimentos sociais e culturais das marcas Casa Bahia e Ponto Frio.

Veriano Terto

Veriano Terto

Graduado em psicologia, é mestre em psicologia clínica e doutor em saúde coletiva. É coordenador de projetos da Abia - Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. É professor visitante do Instituto em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Viviane Menezes Hermida

Viviane Menezes Hermida

Graduada em psicologia, com mestrado em antropologia e desenvolvimento, é feminista e militante pelo direito à cidade. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Trabalha como assessora de projetos e formação na CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço.

Conselho Fiscal

Karla Battistella | Presidente

Karla Battistella | Presidente

Formada em direito pela PUC-SP, com especialização em direito do meio ambiente, extensão em macroeconomia pela London School of Economics e MBA em administração de empresas pela FIA-USP. É diretora de Operações da World Resources Institute / WRI Brasil.

Fernanda Mioto - Vice-presidente

Fernanda Mioto - Vice-presidente

É advogada formada pela Fundação Instituto de Educação de Osasco, em São Paulo. É pós-graduada em direito tributário pela mesma fundação. Trabalha desde 2008 no departamento financeiro e administrativo da Conectas Direitos Humanos.

Gisela Sales Cordeiro

Gisela Sales Cordeiro

Tem origem na área financeira e experiência profissional no mundo corporativo. Na segunda metade de sua vida profissional, dedica-se ao terceiro setor, promovendo um intercâmbio entre a experiência adquirida no setor privado e o terceiro setor. É gerente de operações do Instituto Arapyaú.

Marcelino dos Santos | suplente

Marcelino dos Santos | suplente

É contador formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Especializado em gestão financeira e controladoria. Começou no terceiro setor como voluntário, na área administrativa e financeira. É gerente financeiro da Anistia Internacional Brasil.

Marta Elizabete Vieira Santana | suplente

Marta Elizabete Vieira Santana | suplente

É formada em administração de empresas e pós-graduada em gestão de projetos sociais pela PUC-SP. Trabalha e presta consultoria na área de administração financeira para organizações sem fins lucrativos. É coordenadora administrativa financeira da Abong.

Rui de Sá Rodrigues | suplente

Rui de Sá Rodrigues | suplente

É consultor contábil e de apoio ao desenvolvimento organizacional e administrativo de entidades do terceiro setor, como a Fundação Heinrich Böll, a Justiça Global, o Centro pela Justiça e o Direito Internacional, os Médicos Sem Fronteiras e a OI Futuro.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais