Projetos

Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte

Direitos Humanos e saúde: um olhar da mulher negra

Minas Gerais

Objetivos e público alvo

Capacitar e subsidiar profissionais de 17 centros de saúde, e também do Hospital e Maternidade Sofia Feldman, que fica na região mais pobre e negra de Belo Horizonte (norte), para que possam intervir junto ao poder público com demandas por políticas focadas em humanização do atendimento. Desta forma, a iniciativa pretendeu consolidar direitos sexuais e reprodutivos de jovens e mulheres negras.

Atividades principais

  • Folders de divulgação
  • Oficinas de capacitação
  • Produção de apostilas de apoio
  • Seminário de sensibilização

Contexto

A partir de ações iniciadas em 2000, e depois por meio de projeto em 2006, a comunidade do norte de Belo Horizonte manifestou a necessidade de uma intervenção específica sobre saúde e direitos das mulheres ligada ao Hospital Sofia Feldman. Por falta de informação e formação, dificuldade de lidar com a própria sexualidade e outros motivos, profissionais de saúde deixam de prestar atendimento satisfatório às mulheres que mais precisam, na região da cidade onde o IDH é mais baixo e onde as adolescentes, por medo de serem estigmatizadas por já terem vida sexual ativa, deixam de procurar a rede pública de saúde.

Sobre a organização

O coletivo luta contra a discriminação e a opressão de gênero e étnica-racial e busca inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afro-brasileiras. Para isso, desenvolve ações nos temas combate ao racismo, saúde sexual e reprodutiva e direitos reprodutivos da mulher negra e atenção à violência de gênero com recorte étnico-racial.

Parcerias

O Centro de Promoção à Saúde apoiou a pesquisa prévia ao projeto aplicado

Resultados

Foram realizadas oficinas que atingiram profissionais de 17 centros de saúde. Também ocorreram oficinas de sensibilização com profissionais do Hospital Maternidade Sofia Feldman e com representantes de associações de bairros. Além das oficinas, foram realizados dois grandes seminários.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

7 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais