Projetos

Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul

Identifique-se: organização e formação política do movimento LGBTT em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

Objetivos e público alvo

O projeto propôs formação política para 80 LGBTs e a articulação de ativistas para qualificar a incidência desses atores nas ações e espaços políticos locais.

Atividades principais

  • Criação de três núcleos LGBTT no Estado
  • Formação para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais para participação nos conselhos locais e regionais de políticas públicas
  • Implantação e sistematização do Fórum Estadual, com regimento e agenda

Contexto

O diagnóstico da ATMS era de que o Estado do Mato Grosso do Sul registrava avanços legais no sentido de proteger a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Mas, apesar da aprovação de leis no sentido de combater a discriminação, contraditoriamente os avanços ainda não haviam sido incorporados por instituições e legitimados por políticas públicas – institucionalizar  incorporados pelas instituições e legitimados pela política pública. A associação tem como desafio institucionalizar nas organizações públicas governamentais e não governamentais e nos movimentos sociais os direitos sexuais e reprodutivos como demandas legítimas e a orientação sexual e identidade de gênero como direitos humanos a serem garantidos pelo Estado.

Sobre a organização

A ATMS tem como missão defender gays, lésbicas, travestis e transexuais nas violações contra seus direitos humanos por discriminação e violência contra suas sexualidades e/ou identidades de gênero, inclusive praticadas nas instituições e serviços públicos. A associação realiza ações de advocacy, de prevenção em DST/Aids, de educação para os direitos humanos e a cidadania; oferece orientação jurídica; promove o controle social das políticas públicas; e faz encaminhamentos de casos que devem ser atendidos em outras instituições e órgãos públicos.

Parcerias

As Valquirias de Coxim-MS
Associação Corumbaense de Gays, Lésbicas e Travestis
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Três Lagoas
Associação Douradense de Gays, Lésbicas e Transgêneros
Centro de Defesa dos Direitos Humanos
Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais - Bem Mulher
Instituto Brasileiro de Inovação Pró-Sociedade Saudável do Centro-Oeste

Resultados

Com enfoque transversal entre políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, a organização realizou curso de formação e um diagnóstico local sobre políticas públicas específicas para pessoas LGBTs. Foi feita uma reunião geral com participantes de 12 municípios, de onde saíram resoluções e metodologia prática para a construção do Fórum Estadual LGBT.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

9 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais