Notícias

Marília Gabriela inaugura nova fase de campanha do Fundo Brasil

A jornalista, um ícone da comunicação brasileira, aderiu de forma voluntária à mobilização pelos direitos das mulheres

20 abril 2017

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Momento da gravação de vídeo protagonizado pela jornalista Marília Gabriela (Foto: Fundo Brasil)

“Estou fazendo por mim e por todas”.

A jornalista Marília Gabriela usou essa frase para anunciar sua participação na nova etapa da campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável, do Fundo Brasil, que acaba de ser lançada oficialmente e busca a mobilização da sociedade a favor da luta pelos direitos das mulheres.

Marília Gabriela é considerada a melhor entrevistadora do país. Bem-sucedida na vida profissional, tornou-se um ícone da força das mulheres. Também é atriz, cantora e escritora. De forma voluntária, ela gravou vídeos em que fala sobre a violência contra a mulher e pede o engajamento da sociedade nessa luta de todas e todos. Os vídeos serão divulgados na TV e na web.

“Ser mulher no Brasil significa enfrentar muitas lutas. Da discriminação à violência. Da humilhação à morte”, ela afirma em um dos vídeos.

Os números comprovam que a jornalista tem razão ao mencionar o cotidiano difícil no país. No Brasil, cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos. 80% têm medo de sofrer violência sexual. A cada sete minutos é feita uma denúncia de violência.

O Fundo Brasil apoia organizações, grupos e coletivos que denunciam a violação dos direitos das mulheres e enfrentam o machismo em todas as esferas da vida. Ao longo de uma década de existência, dezenas de projetos nessa temática já receberam recursos financeiro e seus representantes puderam participar de inúmeras atividades de formação. Com a campanha, a fundação busca conquistar mais apoio para ampliar esse trabalho.

Um exemplo é a Associação Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú no sertão de Pernambuco, que por meio de um projeto financiado pelo Fundo Brasil busca enfrentar uma realidade de violência e de silenciamento das vítimas. Em parceria com o Fundo Brasil, o grupo desenvolve o projeto Nem com uma flor – Mulheres organizadas pelo Fim da Violência de Gênero.  A formação e a educação são algumas das estratégias usadas pela organização.

“As mulheres precisam estar fortalecidas e entenderem os seus direitos. Também usamos estratégias para que elas se capacitem e consigam sair da situação de violência”, diz Ana Cristina Nobre dos Santos, coordenadora do projeto Nem com uma flor.

Campanha

Lançada em 2016, a campanha #NãoTáTranquiloNãoTáFavorável tem como mote principal mostrar para a sociedade que existem organizações que resistem de forma séria à forte atuação de forças conservadoras que ameaçam direitos conquistados nas últimas décadas e criam um cenário de retrocessos sociais. E esses grupos precisam do apoio da sociedade para continuar atuando.

Na primeira fase, a mobilização contou com a adesão de várias personalidades feministas, entre elas as ativistas Maria da Penha, Sueli Carneiro, Mafoane Odara, Denise Dora e Débora Silva; a atriz Letícia Sabatella, conselheira do Fundo Brasil, a ex-consulesa Alexandra Loras; as cantoras Leci Brandão e Fabiana Cozza; a top model Lea T e a rapper Luana Hansen.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.

A fundação atua como uma ponte, um elo entre organizações locais e potenciais doadores de recursos. Já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.

Saiba mais

Veja a campanha e participe.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

A jornalista e a equipe que participou da gravação (Foto: Fundo Brasil)

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais