Notícias

Fundo Brasil visita grupos apoiados na Bahia

Assistência técnica e estratégica faz parte do apoio oferecido pela fundação

08 junho 2017

- por Cristina Camargo -

Representantes do projeto Revista Afirmativa, um dos projetos visitados, ao lado de Taciana Gouveia, do Fundo Brasil (Foto: Pedro Lagatta)

Grupos apoiados pelo Fundo Brasil na Bahia foram visitados pela coordenadora de projetos da fundação, Taciana Gouveia, e pelo assessor de projetos Pedro Lagatta na semana passada.

As visitas de monitoramento a organizações apoiadas têm o objetivo de oferecer assistência técnica e estratégica. São também uma oportunidade de ver de perto a realidade local e fazer uma avaliação do trabalho em conjunto.

Além dessas visitas, os projetos recebem acompanhamento permanente do Fundo Brasil.

Foram visitados os seguintes projetos:

IDEAS – Assessoria Popular

O grupo desenvolve o projeto Justiça Intramuros – Combatendo o racismo institucional em casos de prisões cautelares e provisórias decorrentes de tráfico, roubo e furto de pequena monta, que contribui para o enfrentamento da criminalização, do encarceramento em massa e do genocídio do povo negro. Atua para reduzir as prisões cautelares e provisórias.

Cedeca

O projeto da organização apoiado pelo Fundo Brasil é o Tecendo a rede de proteção integral na prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, que desenvolve ações em escolas de Salvador de prevenção das violências sexuais com o objetivo de sensibilizar e instrumentalizar professores e alunos em relação a identificação, denúncia e encaminhamento de casos para a rede de proteção.

Odara Instituto da Mulher Negra

Com o objetivo de sensibilizar e alertar comunidades da periferia de Salvador para os danos e impactos causados pela violência policial e pelo tráfico de drogas na vida de adolescentes, jovens negros e seus familiares, o grupo desenvolve o projeto Minha Mãe não dorme enquanto eu não chegar…, com ações de incidência política; audiências, seminários, oficinas e rede de solidariedade.

Revista Afirmativa

A organização é responsável pelo projeto A juventude comunica pelo direito à vida!, uma chamada pública para jovens comunicadores e um concurso de reportagens para produzir vídeos e uma revista impressa sobre as violências que atingem a juventude, como extermínio, violência sexual, discriminação e cumprimento de medidas socioeducativas.

Além das visitas realizadas pela área de Projetos, representantes do Cedeca, do Odara e da Revista Afirmativa participaram de uma roda de conversa sobre os problemas que enfrentam em Salvador, onde as atividades dos grupos são realizadas.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos, que tem a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para destinar recursos a defensores e defensoras de direitos humanos em todas as regiões do pais.

A fundação atua como uma ponte entre organizações locais e potenciais doadores de recursos.

Em dez anos de atuação, a fundação já destinou R$ 12 milhões a cerca de 300 projetos em todas as regiões do país. Além da doação de recursos, os projetos selecionados são apoiados por meio de atividades de formação e visitas de monitoramento que fortalecem as organizações de direitos humanos.

Saiba mais

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

Para doar, clique aqui.

Acompanhe, nos próximos dias, mais matérias sobre os grupos visitados na Bahia.

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais